quarta-feira, 17 de março de 2010

História da Telemedicina USP

Fachada da Faculdade de Medicina da USP

 
A Disciplina de Telemedicina (DTM) da USP foi a primeira criada no país, em 1997. Estuda e pesquisa o uso da tecnologia, da comunicação e da interatividade no desenvolvimento de estratégias educacionais e logísticas para otimizar o sistema de saúde.

A Telemedicina trabalha em três grandes áreas: a assistencial (voltada à prevenção de doenças, melhoria da qualidade de atendimento e serviços oferecidos ao paciente, na qual são utilizados recursos de teleassistência e televigilância para monitorar e acompanhar a ocorrência de epidemias etc); a teleducação interativa (melhorar a qualidade da formação dos estudantes, da educação médica continuada e da população em geral) e a pesquisa multicêntrica (une grandes centros de pesquisa).

A DTM da USP já formou 11 doutores e quatro mestres e hoje conta com o primeiro médico residente em Telemedicina. As linhas de pesquisa incluem o uso sustentável da tecnologia para promoção de saúde, com enfoque nos ramos de atuação de cada profissional. Hoje existem 25 instituições com Telemedicina no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário